Dicas simples para organizar a casa

0 Flares 0 Flares ×

Olá, Pessoa Querida! Tudo bem com você?

Espero que esteja tudo ótimo!

Organização é a palavra chave para ter uma casa arrumada e uma vida mais prática, mas nem sempre organizar é uma tarefa fácil.

Foi pensando nesta rotina corrida em que vivemos, com horários apertados e tendo que dar conta do trabalho, filhos, marido e casa, que decidi separar pequenas dicas para quem está entrando neste mundo mágico da organização e não sabe como começar a organizar a casa.

Se você não aguenta mais conviver com a bagunça, este post foi feito pensando em você!

1 – Planejar

Se possível, faça uma lista de tudo que você acha que precisa melhorar, descreva as coisas que te aborrece e determine o que é prioridade.

2 – Eleja um cômodo da casa e comece por ele

Se você tiver muita coisa para organizar no local escolhido, subdivida a tarefa!

Por exemplo, organizar a cozinha de uma vez vai ser uma tarefa difícil e pode te desanimar no meio do caminho. Então, que qual começar pela geladeira? Depois as gavetas, depois a despensa e depois as louças e assim por diante!

Dividindo desta maneira, você conseguirá realizar a tarefa como planejado e vai se sentir motivada para continuar.

3 – Hora de desapegar!

Retire tudo o que você tem guardado no local que quer organizar e separe em três partes:

Guardar: Todos os itens que você utiliza com frequência e que estão em bom estado;

Doar: Os itens que você não usa ou que tem repetido e está só ocupando espaço;

Jogar: Itens que estão velhos, quebrados e que não tem condição nem de guardar e nem de doar.

4 – Cada coisa em seu lugar

Na hora de guardar os itens que ficaram, é necessário determinar o local exato onde cada coisa vai ficar  e você pode agrupar por categoria, tipo, cor etc.

Por exemplo, na hora de organizar o guarda-roupas, você pode separar as camisetas de manga curta das de manga comprida e guardar das mais claras para as mais escuras, assim você saberá exatamente onde estará a peça que deseja usar!

5 – Produtos organizadores

Invista em organizadores! Existe no mercado, diversos tipos de organizadores que nos ajuda muuuuito a organizar a casa.

Caixas dos mais variados tipos, cestas, bandejas, potes plásticos, acrílicos e mais uma infinidade de outros objetos, use a criatividade! A escolha de quais comprar, depende do item que você quer organizar e do espaço que você dispõe.

Além disso, você mesmo pode fazer seus organizadores, eu já fiz um organizador de gavetas em EVA e um organizador de sapatos usando caixa de papelão e TNT, materiais bem simples e baratos. Então, não tem desculpa, ok? Para ver como eu fiz, clique AQUI para o organizador de gavetas e AQUI para o organizador de sapatos, para ambos eu fiz um passo a passo em vídeo!

6 – Identifique tudo!

Não adianta só você saber onde está guardado, certo? Então, use e abuse das etiquetas para identificar o que tem em cada local, assim toda a família vai saber onde procurar e principalmente onde guardar cada objeto. Isso, diminui muito a famosa frase: Mãe, você sabe aonde está tal coisa? Kkkk

7 – Tenha paciência

Infelizmente, você não vai conseguir organizar toda a casa de uma hora para outra, certo? Isso leva tempo e exige muita determinação. O que eu posso te garantir, é que no final a recompensa é ENORME! Sem falar que depois é só manter, o que vai facilitar muito o seu dia a dia!

Espero que estas pequenas dicas, te ajude de alguma maneira a deixar sua casa do jeitinho que você sempre quis!

Mil beijos e até logo!

Vivi

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *